link-phone (31) 2535-1888 link-whatsapp (31) 9.8730-5019 / 9.7568-3897 Atendimento

Informações nutricionais

Escrito Por: MUNDO DIET Publicado em: Informações Data de Criação: 08/05/2015 Acessos: 1362 Comentários: 0

Óleo de Abacate

 

ÓLEO DE ABACATE

 

 


É um óleo extraído da fruta abacate, rico ácidos graxos essenciais (aqueles que não produzimos no nosso organismo), sendo a partir das gorduras monoinsaturadas (ácido oleico – ômega-9).

 

Benefícios do óleo de abacate


1 - Devido à presença de gorduras monoinsaturadas, auxilia na redução do LDL colesterol (ruim) e no aumento do HDL-colesterol (bom).
2 - Por ser rico em beta-sitoesterol, molécula semelhante ao colesterol, atua na diminuição de absorção de colesterol no intestino, além de atuar na membrana das células diminuindo a recaptação do colesterol.
3 -Rico em vitamina E, pode ser considerado um antioxidante natural.
4 - Devido aos níveis elevados de vitamina A, pode auxiliar como prevenir problemas oftalmológicos (catarata, cegueira noturna).
5 - Estudos em ratos apontam pode aumentar a síntese de colágeno e diminuir moléculas inflamatórias no sangue.
6 - Pode atuar como importante interventor vascular através da alteração das membranas de células cardíacas e renais
7 - Quando adicionado a saladas ricas em licopeno e betacaroteno (tomate e cenoura, por exemplo), é potencializada a absorção dessas substâncias.

8 - Estudos também mostram que o beta-sitosterol participa do controle da glicemia e dos níveis de insulina em pacientes diabéticos, sendo um coadjuvante no controle da doença. Seu consumo pode melhorar a imunidade, aumentando a atividade de células que agem matando micro-organismos invasores, sendo auxiliar no tratamento de infecções e doenças como câncer e HIV, também devido ao beta-sitosterol. Além disso, pode ajudar no emagrecimento reduzindo os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao aumento da compulsão alimentar e do acúmulo de gordura na região abdominal. 

 

Ajuda a emagrecer
Por diminuir a absorção de gorduras no intestino (pelo beta-sitoesterol), pode atuar na diminuição de peso. Mas cuidado, ele também é uma gordura, então se for apenas adicionado na alimentação, e se consumido em excesso, será apenas uma soma de calorias.

 

Como usar:

O óleo de abacate pode ser consumido puro ou utilizado em diversos molhos para tempero de saladas, para regar hortaliças cozidas, e na finalização de pratos quentes.

É recomendado o uso na forma de óleo, intercalando com outras versões monoinsaturadas, como o azeite de oliva.

Comparado a outros óleos vegetais, o óleo de abacate é mais estável a altas temperaturas. Sendo assim, pode ser utilizado em preparações quentes, como refogados e frituras, sem alterar sua estrutura química.

Também utilizado como cosmético, pode ser aplicado diretamente sobre a pele, auxiliando na prevenção derugas, redução da flacidez e de manchas na pele. Aplicado sobre os cabelos secos, confere maciez aos fios.

 

Fontes:

1-    http://wp.clicrbs.com.br/barradecereal/2014/02/11/conheca-os-sete-beneficios-do-oleo-de-abacate-e-inclua-nas-preparacoes/

2-    http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/oleo-de-abacate-e-seus-beneficios-veja-receitas

Deixe um comentário

Captcha